Alunos de Pós produzem material sobre Metodologia Ativa de Aprendizagem

Os alunos do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica numa Perspectiva Inclusiva das Faculdades Integradas de Cataguases – FIC produziram um texto coletivo que evidencia os conceitos trabalhados em sala de aula no primeiro encontro. “Metodologia ativa de aprendizagem- Uma reflexão sobre os fundamentos da Educação Inclusiva” foi o tema do trabalho.
De acordo com a Profa. Ma. Nídia Miriam Rocha Félix, o objetivo da atividade foi “construir conceitos reflexivos sobre os fundamentos da Educação Inclusiva, a partir de material de estudo e reflexões mediadas pelo professor ao longo de um período de aula, dentro da perspectiva pedagógica de uma aula invertida”, afirma.
Profa. Nídia explica que uma aula invertida é uma atividade que tem como proposta realizar construções de conhecimento a partir de materiais de apoio prévios que são debatidos, de forma coletiva, entre os alunos com mediação do professor. “As propostas de estudos são indicadas previamente para que os estudantes interajam com os conteúdos da aula, despertando interesse do aluno pelo aprendizado. Partindo, pois dessas considerações a atividade de texto coletivo, intencionou o desenvolvimento de reflexões a partir de leituras e conduções de discussões sobre os fundamentos da educação inclusiva”, ressalta.
Ainda segundo a professora, a aula foi programada com discussões gerais sobre o tema e com pausas reflexivas, em que os alunos, primeiramente, responderam a cinco argumentos individualmente, ao longo de uma aula. Ao final da aula, foram formados seis grupos para debater os registros individuais, produzindo-se um primeiro texto reflexivo. “Na sequência dessa atividade, fundiram-se os seis grupos em três grandes grupos, que reelaboraram os textos de cada grupo, produzindo-se três textos finalizados. Finalizando os três textos, foi organizada, com indicação dos grupos, uma comissão, composta por integrantes dos três últimos grupos, tendo como proposta de atividade a tarefa de elaborar, a partir dos três textos finalizados, um texto geral da turma”, finalizou.
O texto está disponível em: http://ir.unis.edu.br/PSICOPEDAGOGIA-FIC