Alunos de Pós-Graduação recebem cadeirante para debate sobre educação inclusiva

No dia 24 de fevereiro os alunos do curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior vivenciaram uma experiência diferente em sala de aula. Através da disciplina de Fundamentos da Educação Inclusiva, os estudantes receberam a visita de Jhonatan Zati que é cadeirante e diagnosticado com paralisia cerebral.

A disciplina ministrada pela Profa. Ma. Nidia Rocha, busca reconhecer as diferenças humanas como normais e a aprendizagem centrada nas potencialidades do sujeito, ao invés de impor aos alunos rituais pedagógicos preestabelecidos.

Jhonatan acredita que não há local mais apropriado para a discussão proposta do que o ambiente universitário. “Primeiramente, eu acredito que só existe emancipação por meio da educação. Vivemos, ao mesmo tempo, num cenário que abraça as diferenças, mas que ainda não viu outros indivíduos, como as pessoas com deficiência. Assim, eu acredito ser necessária a abertura dessa discussão por entre profissionais que formem outros profissionais que se tornarão cidadãos mais conscientes”, comentou.

O aluno do curso, Kelvin Vieira, afirma que é muito importante compreender a realidade vivenciada no âmbito escolar, seja na educação básica ou no ensino superior. “Nós queremos poder fazer a diferença e criar uma ambiente escolar mais igualitário”, concluiu.