Alunos de Pedagogia do Unis Pouso Alegre conhecem a realidade da Educação no Campo durante palestra com ex-professora de assentamento

Alunos do terceiro período do curso de Pedagogia do Unis Pouso Alegre participaram de uma palestra sobre conceitos de Pedagogia da Alternância e Educação do Campo, tomando como referência as experiências vividas pela Profa. Rita, no assentamento Herbert de Souza, localizado no município de Bocaiúva em Minas Gerais.

Coordenada pela Profa. Daniella Vieira, responsável pela disciplina de Educação do Campo, a atividade buscou trazer aos alunos presentes, esclarecimentos e conceitos quanto à luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), bem como as dificuldades e vitórias da educação em um assentamento real.

Atualmente a Profa. Rita atua com educação básica em Pouso Alegre, porém, em 2011, ministrou aulas para alunos do EJA no assentamento Herbert de Souza. No local onde funcionou a Usina Malvina, o assentamento se consolidou e ainda hoje sofre por questões de saneamento básico, educação e principalmente os embates da Reforma Agrária.

A professora apresentou todo o seu trajeto para chegar até o Ensino Médio, que inclusive foi conquistado através do ENCEJA. Casou-se com um assentado e foi convidada para trabalhar no assentamento como secretária e logo após como professora. Desenvolveu um projeto sobre higiene pessoal com os alunos, já que esse foi o primeiro problema detectado, além das lições básicas de alfabetização.

Rita se orgulha ao falar de um aluno de 68 anos que aprendeu a assinar o próprio nome. Falou sobre os órgãos ligados às questões de Reforma Agrária e como os fomentos chegavam até o local. Precisou aprender andar a cavalo devido às grandes distâncias percorridas todos os dias, fez curso de frutos cristalizados e também de horticultura. Todos os ensinamentos eram destinados às melhorias das aulas e da própria vida de seus alunos.

Os alunos da pedagogia ficaram bastante surpresos ao perceberem que situações precárias estão bem próximas de todos nós e que a Pedagogia do Campo, além de suas políticas públicas, precisam ser melhor divulgadas. Se a Educação é direito de todos e dever do Estado, que isso seja verdadeiramente cumprido.