Alunos de Nutrição utilizam sala de espera de unidade básica de saúde para oferecer orientações alimentares

Os alunos do quinto período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma atividade de educação nutricional na sala de espera da Unidade Básica de Saúde – UBS Dr. Benedicto Pierini, em São Gonçalo do Sapucaí. A ação fez parte das atividades práticas da disciplina de “Nutrição nos Ciclos da Vida”, ministrada pela Profa. Brunna Sullara Vilela.

As alunas Alessandra de Moura Carvalho e Laira Aparecida Reis Mendes passaram orientações nutricionais e dietéticas para os pacientes enquanto esperavam a consulta médica. As orientações foram diversas: para anemia ferropriva, constipação, diabetes mellitus, hipertensão e osteoporose. Foram utilizados recursos lúdicos como a pirâmide alimentar e um infográfico com os tamanhos das porções. A atividade apresentou grande reciprocidade gerando uma grande interação entre os alunos e os pacientes.

Atividade de promoção à saúde e prevenção de agravos em sala de espera é um dos pilares da Política Nacional de Atenção Básica. Estas atividades buscam a prevenção e promoção da saúde para os usuários que frequentam a unidade, garantindo a estas pessoas acesso rápido, fácil e seguro à informação sobre cuidados em saúde. As atividades educativas tiveram como base os problemas de saúde mais presentes no serviço relatado pelos profissionais de saúde que trabalham no local.

Podemos dizer que é gratificante para nós profissionais da nutrição e para os futuros profissionais vermos o envolvimento dos usuários nas temáticas, visto que possibilitam ao profissional, multiplicar e transmitir conhecimento para os usuários, fazendo promoção e prevenção da saúde, a fim de proporcionar melhora da qualidade de vida e humanizar o ambiente da UBS”, concluiu a Coordenadora do curso Profa. Érika Pereira.