Alunos de Nutrição recebem curso sobre dietas da moda

Em todos os lugares que se procuram informações atualmente, podem ser encontradas inúmeras recomendações de dietas milagrosas, com receitas inusitadas, porém o que não se leve em conta é a falta de credibilidade e o risco que essas práticas podem trazer à saúde de quem segue essa moda. Buscando conscientizar os alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas, foi oferecido um curso com o tema: “Desmistificando dúvidas sobre alimentação e nutrição”.

De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Érika Pereira, o curso utilizou o material do Ministério da Saúde abordando a visão oficial sobre algumas dietas da moda. “A mudança de hábitos de alimentação e exercícios físicos são formas de obter resultados positivos no combate à obesidade. A obesidade tornou-se uma indústria lucrativa, com os mais diversos tipos de dietas que prometem a resolução rápida do quadro. As dietas de moda levam a uma perda de peso rápida, mas, assim que são interrompidas, provocam aumento ponderal de peso, muitas vezes superando o anterior”, explicou.

As atividades foram ministradas pela Profa. Ma. Daniele Caroline Faria Moreira. “De acordo com a Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, uma alimentação nutricionalmente equilibrada, baseada em alimentos in natura e minimante processados (como grãos, tubérculos e raízes, legumes e verduras, frutas, leite, ovos, peixes, carnes), sem restrições drásticas, adaptadas à cultura, condição socioeconômica e estilo de vida é o melhor caminho para promoção da saúde e prevenção de enfermidades. Situações específicas e orientações de dietas com restrição de algum alimento e/ou nutriente devem ser avaliadas e orientadas por profissional habilitado, como o nutricionista”, concluiu.
O curso foi realizado no último sábado, dia 25 de março, no Campus I da Instituição.