Alunas de Nutrição realizam última etapa do Projeto de Educação Nutricional

As alunas do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram a última etapa do Projeto de Educação Nutricional. Na ocasião foram realizadas dinâmicas de educação alimentar, com adultos participantes de um grupo no posto de saúde da família do bairro Pinheiros em Varginha.

Para avaliar os hábitos alimentares dos participantes foi aplicado um questionário de frequência alimentar. Com o intuito de tornar mais interativa a participação, foi exposto um painel com embalagens de produtos de uso rotineiro e ao lado da embalagem foi desvendada a quantidade de sódio do produto (em forma de sachês de sal). Em seguida os participantes receberam uma breve explicação sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial, além da ênfase da alimentação balanceada como prevenção da HAS.

A hipertensão arterial pode ser controlada não somente por tratamento medicamentoso, mas também por dietas especificas que visam não somente reduzir os níveis pressóricos, mas também incorporar hábitos alimentares saudáveis. O tratamento não medicamentoso para indivíduos hipertensos é estratégico e pode levar a diminuição da dosagem de medicamentos ou até mesmo a sua dispensa. Os valores energéticos são individuais, tendo como foco o controle de peso dos hipertensos dentro das suas necessidades diárias, uma vez que esse controle de peso é fundamental para ter um melhor resultado no tratamento da doença.

As atividades desenvolvidas pelo Projeto de Educação Nutricional buscam a promoção da alimentação saudável, conhecimento da ingestão de sódio da população estudada, conhecimento da frequência alimentar da população estudada, análise qualitativa da alimentação desse grupo, conhecer os hábitos de vida do grupo estudado, e conhecer o trânsito intestinal dos mesmos.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos