Alunos de Nutrição realizam orientação alimentar no Centro de Convivência do Idoso

Os alunos do curso de Nutrição realizaram encontros com o grupo do Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Varginha, para oferecer orientações sobre a importância e os benefícios de uma alimentação adequada, promovendo a qualidade de vida a um indivíduo.

De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Érika Pereira, os objetivos dos encontros foram reduzir os riscos de avanço de uma doença pré-existente; elevar a autoestima dos participantes e orientá-los quanto à publicidade e mídia esclarecendo o que devem realmente levar em consideração quanto à escolha de alimentos.

Foram realizados quatro encontros. No primeiro foram aplicados questionários, colhendo dados de identificação, hábitos, avaliação nutricional, conhecimentos que este grupo tem sobre uma alimentação saudável, alimentos mais consumidos, podendo ao final mensurar a qualidade da ingestão alimentar deste grupo.

No segundo encontro foi realizada uma dinâmica, apresentando os alimentos que devem ser consumidos com maior frequência de acordo com seus valores nutricionais, como legumes, frutas e verduras que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, fatores relevantes na alimentação deste grupo.

No terceiro encontro foram abordados os temperos industrializados em comparativo com temperos naturais. Esta abordagem foi feita através da apresentação de embalagens de temperos prontos industrializados mostrando as quantidades de produtos sem valores nutricional ou em excesso como sal e gorduras hidrogenadas, como comparativo e sugestão de temperos naturais, foram apresentados os valores nutricionais e benefícios para saúde.

No último encontro foi entregue um questionário de satisfação para avaliar se a metodologia utilizada foi eficaz. “O grande desafio na atenção à pessoa idosa é ter sucesso na contribuição para que, apesar das limitações que possam vir a ocorrer, elas possam redescobrir inúmeras possibilidades e viver a vida com a máxima qualidade possível. Essas possibilidades tendem a aumentar na medida em que a sociedade venha a considerar o contexto familiar e social, e consiga reconhecer o valor das pessoas idosas”, concluiu a Profa. Érika.

Sobre o Centro

O CCI acolhe presentemente pessoas da terceira idade que desenvolvem atividades artesanais, lúdicas, fisioterápicas, produção inclusiva nos setores do artesanato, gastronomia e agricultura orgânica.