Alunos de Nutrição realizam análises microbiológicas de amostras de açaí de cidades do Sul de Minas

Alunos do curso de Nutrição do Grupo Unis realizaram análises microbiológicas de amostras de açaí coletadas em cinco cidades na região do Sul de Minas. Os estudantes apresentaram os resultados da busca no Via Café Garden Shopping.

A pesquisa teve o objetivo de identificar possíveis tipos de microrganismos presentes nas amostras de açaí; conhecer as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e identificar a higiene pessoal dos manipuladores.

Foram analizadas seis amostras, sendo que dentre estas apenas duas estavas impróprias para consumo, apontando níveis excedidos para Staphylococcus Aureus (associado a infecções como celulite, impetigo e outras feridas) e Coliformes Fecais (bactérias encontradas normalmente no intestino de homens e animais).

Para finalizar foi feita uma abordagem aos clientes e funcionários do shopping, identificando a falta de conhecimento da comunidade sobre os riscos do consumo do açaí. Após a abordagem, as pessoas demonstraram interesse em se atentar aos estabelecimentos e manipuladores, a fim de evitar qualquer contaminação alimentar.