Alunos de Nutrição promovem atividades de Educação Nutricional

Quando se fala em alimentação saudável, vivemos cercados por informações desencontradas.  Na intenção de orientar a comunidade, os alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas irão promover atividades lúdicas voltadas para a Educação Alimentar e Nutricional para crianças, adultos e idosos.

De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Érika Pereira, entre os meses de maio e junho, serão desenvolvidas atividades para o público especifico nas diferentes fases da vida. “Inicialmente será realizada uma atividade para obter informações sobre o conhecimento atual do público acerca do que é alimentação saudável. Será realizado um diagnóstico nutricional, e a partir deste diagnóstico será elaborado um plano de atividades”, explicou.

Os alunos trabalharão com públicos específicos, que complementem todas as idades. Serão seis espaços diferentes: Universitários do Campus II, Idosos do Centro de Convivência do Idoso – CCI, Gestantes cadastradas no CRAS de São Gonçalo do Sapucaí, Mulheres Desportistas da Academia Olímpica de Três Pontas, Crianças do Colégio Alpha e Adolescentes do Projeto Dom.

Um dos grandes desafios para a construção e realização de programas de promoção da alimentação saudável eficazes, é que estes sejam pautados em diagnósticos que visem não apenas o consumo alimentar, mas também a cultura e as condições de vida da população ao qual se destina, de forma que eles possam ser planejados considerando necessidades e valores da comunidade”, ressaltou a Profa. Érika.

Os alunos receberão orientação e supervisão da responsável pela disciplina de Educação Nutricional, Profa. Ma. Daniele Moreira. “A Nutrição, cada vez mais, se estrutura como um curso de presença expressiva na sociedade. Isso possibilita vivências práticas aos alunos, ao mesmo tempo em que permite que a comunidade acadêmica cumpra também seu papel social. Contribui para a formação dos acadêmicos, auxiliando no crescimento e na ampliação dos conhecimentos, pois unem a prática do exercício profissional à vida acadêmica, tornando-se complementar às questões teóricas ensinadas em sala de aula. Sendo assim, atividades extensionistas são incentivadas e presentes em todos os períodos do curso de Nutrição”, concluiu a Profa. Érika.