Alunos de Nutrição avaliam segurança alimentar de estabelecimentos em Varginha

Alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram atividades voltadas para segurança alimentar em unidades produtoras de refeições em Varginha.

As atividades buscaram identificar se a segurança alimentar e a gestão de pessoas em unidades produtoras de refeições estão adequadas; avaliar se as boas práticas estão sendo utilizadas pelos manipuladores; verificar critérios de recrutamento de funcionários, e se foi realizado treinamentos prévio; conhecer a incidência de inadequações no que tange insegurança alimentar e gestão de pessoas; e conceder o selo de qualidade para os estabelecimentos que atingirem mais de 80% de adequações após o treinamento.

A parte prática do projeto foi realizada em três etapas: primeiro foram aplicadas listas nos estabelecimentos visitados para avaliar as medidas de boas práticas dos manipuladores e higiene do local. Após aplicação da lista foi realizado um treinamento através de um vídeo explicativo, com o objetivo de transmitir medidas de boas práticas corretas. Por fim, foi avaliada a evolução dos estabelecimentos em relação as medidas de boas práticas, além do oferecimento de selos de qualidade.

Com o decorrer deste trabalho, os alunos concluíram que a falta de informação e treinamento dos manipuladores de alimentos ainda implicam em irregularidades cometidas podendo colocar em risco a saúde dos consumidores. Com o treinamento e informações passadas corretamente a segurança e as técnicas de manipulação dos alimentos aumentaram significativamente.