Alunos de Nutrição atendem 140 pacientes durante período de estágio na UPA de Varginha

Entre os meses de março e junho alunos do quinto período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram atividades de estágio supervisionado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de Varginha. Cerca de 40 universitários desempenharam atividades na área de Nutrição Clínica, atendendo um total de 140 pacientes da comunidade.

Durante o período, os alunos puderam desenvolver diversas atividades e habilidades obtidas durante o curso.  Através da Mini Avaliação Nutricional e da Avaliação Subjetiva Global, os universitários realizaram a triagem nutricional e antropometria dos pacientes, calculando as estimativas individuais de peso e altura, chegando a uma avaliação do estado nutricional de cada paciente.

Os alunos então ofereceram orientações aos membros da comunidade em relação à alimentação e cuidados de acordo com a patologia de cada paciente. Após a coleta de dados, os universitários avaliaram as interações entre medicamento-nutriente e dados bioquímicos. Por fim os estudantes propuseram objetivos da terapia nutricional e conduta nutricional para cada um dos pacientes, ofertando uma atividade de educação continuada para os funcionários da UPA sobre alimentação, uso de suplementos, shakes e dietas da moda.