Alunos de Nutrição analisam produção de ovos da região e orientam a comunidade sobre os riscos de contaminação

Entre os meses de agosto e novembro de 2017, alunos do quarto período do curso de Nutrição do Grupo Unis realizaram o projeto “Salmonella em ovos: da produção ao consumidor”. Os estudantes realizaram visitas técnicas, análises microbianas e pesquisas com a população a respeito dos riscos relacionados ao consumo de ovos e seus derivados.

Durante o período de atividades os alunos analisaram o processo industrial de controle de microrganismos associados a ovos e derivados, em especial Salmonella, submeteram amostras de comércio local a analise microbiana e verificaram hábitos, consumo e conhecimento, da população local, sobre riscos relacionados ao consumo de ovos.

Foi realizado uma visita técnica presencial na granja Mantiqueira na cidade Itanhandu-MG para a observação dos cuidados na produção dos ovos, e uma pesquisa com a população de Varginha e cidades da região observando o conhecimento popular a respeito do assunto.

Os estudantes buscaram definir o grau de periculosidade sobre consumo de ovos e derivados ofertados em nossa região, baseado no risco de contaminação por Salmonella; desenvolver senso crítico sobre nossa alimentação; conhecer na pratica a produção, higienização e expedição de ovos de uma multinacional do setor; vivenciar em ambiente laboratorial, os tipos de exames para detecção de Salmonellas nos alimentos; e sanar dúvidas referentes à alimentação e hábitos populacionais.

Ao todo, durante todo o período da atividade, cerca de 200 pessoas estiveram envolvidas.

A apresentação final dos alunos concluiu que os métodos utilizados pela granja Mantiqueira foram avaliados eficazes para o controle de Salmonella. Observou-se um rigoroso controle higiênico em todas as etapas de produção. Não foram identificados indicadores relevantes de Salmonella nas amostras de ovos e maioneses analisadas. Conclui-se que maior parte dos entrevistados utilizam os ovos de maneira segura, porém alguns cuidados não são realizados, uma vez que um erro na manipulação já é suficiente para contaminar o alimento. O risco de Salmonella existe, mas com o rigoroso controle desde a produção dos ovos ocorre uma redução significativa de contaminação.