Alunos de MBA em Gestão da Cafeicultura Empresarial conhecem realidade do campo através de visitas técnicas

No dia 25 de agosto alunos da turma de MBA em Gestão da Cafeicultura Empresarial realizaram duas visitas técnicas. Os estudantes conheceram os processos de mecanização do armazém Alameda do Café, e da Fazenda Campestre.

Acompanhados pelo Prof. Luiz de Gonzaga Júnior, os alunos visitaram primeiro a Alameda do Café. Lá eles puderam conhecer todo o fluxo do café em um armazém, do recebimento à mesa de prova. Os estudantes acompanharam as máquinas utilizadas nos processos, como as balanças, separadores, classificadores, carregadores e transportadores. Bem como a automação dos processos e as adequações de Segurança e saúde no trabalho. Por fim, os alunos aprenderam também sobre as regulagens dos equipamentos e os avanços dá Mecanização.

Na Fazenda Campestre os estudantes acompanharam o processo de colheita mecânica do café, e as demais máquinas envolvidas no processo. Aprenderam as regulagens para adequar a máquina com a lavoura em colheita seletiva e colheita plena, além de conhecerem também os benefícios técnicos e econômicos que a mecanização deste processo oferece ao cafeicultor. Por fim os alunos realizaram uma prática operando a colhedora e sentindo a realidade do trabalho de um operador de colhedora automotriz, e apenderam também a interpretar as necessidades da lavoura com as opções que a colhedora oferece.

De acordo com o Prof. Luiz de Gonzaga, os alunos são das mais diversas áreas (técnica, econômica, comercial, marketing, administrativo), sendo assim importante eles conhecerem a realidade de parte daquilo que foi abordado de forma teórica em sala de aula. “De forma dinâmica e descontraída, os discentes puderam sentir a realidade da Mecanização da Cafeicultura, os benefícios como rendimento, agilidade, segurança, redução de custo e qualidade dos processos e produto final. Puderam vivenciar neste dia os anseios e os benefícios da tecnologia para a cafeicultura, entendendo também a importância dá qualificação e valorização dos recursos humanos envolvidos. É importante que as pessoas das mais diversas áreas da cafeicultura, conheçam a realidade do campo e os desafios enfrentados pelo cafeicultor dia a dia”, concluiu.