Alunos de Jornalismo realizam visita técnica na Rede Mais em Varginha

Nesta terça-feira (2), 13 alunos do 5º período de Jornalismo do Grupo Unis realizaram uma visita técnica aos estúdios da Rede Mais, afiliada da Record TV, em Varginha. Os alunos puderam conhecer o dia a dia da redação da emissora e acompanhar programas ‘ao vivo’ dos estúdios.

Sob tutela do professor de Jornalismo Esportivo, Marco Antônio Leite, também chefe de redação da Rede Mais, os alunos conheceram o estúdio dos programas da emissora, podendo acompanhar de perto a apresentação ao vivo do ‘Ataque’, programa esportivo apresentado pelo mesmo Marco Leite, e o ‘Mais Notícias’, que tem a apresentação de Luiz Rocha.

Em seguida, os alunos conheceram e acompanharam o trabalho dos envolvidos nas edições e partes técnicas para elaboração e controle de um telejornal.

Para Walber Mizael “a experiência de conhecer a rotina de uma emissora de TV agrega conhecimento aos alunos. A gente aprende mais sobre o dia a dia, conhece os problemas e soluções, bastidores e preparação de um telejornal. Isto enriquece nossa educação e a qualidade do nosso aprendizado”, concluiu o aluno.

Marco Antônio Leite explicou que a visita serviu para “mostrar para os alunos, de fato, como as coisas acontecem no dia a dia. Tanto na elaboração do espelho de um programa de esporte, como funciona a rotina de edição, de preparação de VT’s. Depois nós acompanhamos também o Hard News, para ver como é que funciona de uma maneira geral, a execução, os possíveis problemas, a comunicação ao vivo, a direção do jornal, a série de funções que cada pessoa cumpre. Isso faz com que o estudante consiga enxergar de uma maneira melhor essas teorias que a gente aprende na faculdade. Os alunos conseguirem ver de perto como realmente roda cada engrenagem assim do telejornalismo”, enfatizou o professor.

Os alunos do 5º período estão ainda preparando um evento esportivo que será apresentado aos alunos da instituição e à comunidade no V Congresso Internacional do Grupo Unis, que acontece entre os dias 22 e 27 de abril.

Este texto foi escrito pelo aluno Iago Almeida, do quinto período do curso de Jornalismo do Centro Universitário do Sul de Minas.