Alunos de Jornalismo, Publicidade e Sistemas de Informação realizam projeto integrado

Alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propagada, e Sistemas de Informação apresentaram o resultado final de seu Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC). A cerimônia de culminância aconteceu no dia 07 de novembro, às 19h, no auditório do Unis internacional. Cada grupo pôde apresentar o resultado de um projeto que foi desenvolvido ao longo do semestre. O objetivo foi a criação de um site que destacasse as ações sociais de instituições solidárias da região.

O PIC tem como objetivo construir pontes relacionais entre alunos, professores, comunidade e empresas, possibilitando a realização de um trabalho interdisciplinar que proporcione a integração da teoria e prática profissional. Neste semestre houve uma inovação e pioneirismo na composição do projeto. Com o nome de “Visão solidária, Projeto Acolher”, o PIC destacou a integração com os cursos de Sistemas de Informação, Jornalismo e Publicidade, a fim de buscar solução digital para divulgação dos trabalhos realizados em entidades sociais.

A Professora e Coordenadora do curso de Jornalismo Gisele Cristina Nishyama, comemorou a inovação. “Esse projeto nasceu da vontade de aproveitar todas as especificidades de cada curso e colocar tudo isso pra acontecer, como foi esse evento aqui hoje. É muito importante que a gente trabalhe sempre de maneira integrada”, enfatiza.

Durante o semestre, desenvolveram uma estratégia de divulgação com a construção, em conjunto, de um site visando dar visibilidade à projetos sociais para uma entidade de Varginha ou Região, escolhida pelos próprios alunos, que foram: Projeto Infância Campeã, Rotaract, Espaço Cultural Dom, Refazer e Projeto Crescer. “Momento histórico, primeiro projeto entre cursos”, comemorou o Prof. Ricardo Bernardes. Os estudantes do curso de Jornalismo produziram ainda um jornal impresso, que foi distribuído no dia da culminância, com reportagens sobre a importância e também às ações realizadas pelos projetos.

A cerimônia de culminância foi o encerramento de mais um ciclo de trabalho dos alunos. Uma banca formada pelos professores Gisele Cristina Nishyama, José Joel Corsini da Silva Júnior, Stefano Lopes, Adriano de Almeida Gadbem, Wariston Fernando Pereira e Ricardo Bernardes de Melo, avaliaram os projetos de cada grupo e destacaram a importância de ações de integração como essa visando a união entre cursos.

Tudo o que sai do habitual nos ajuda a ser melhores”, destaca a professora Gisele.

Para conferir os sites criados pelos alunos basta acessar:

www.infanciacampea.com.br

www.rotaract.megagencia.com.br/wordpress

www.espacoculturaldom.com.br

www.refazer.org

www.projetocrescervarginha.com.br

Essa matéria foi desenvolvida pelo aluno de Jornalismo, Maicon Adão.