Alunos de Jornalismo desenvolvem artigos que serão indicados aos prêmios Intercom Júnior e Expocom

No início do semestre o Prof. Dr. Romilson Santos propôs aos alunos do segundo e sexto período do curso de Jornalismo do Grupo Unis, temas de projetos para serem desenvolvidos e indicados a duas das mais relevantes premiações no meio acadêmico no segmento da Comunicação: o Intercom Júnior e a Expocom.

Na disciplina de “Semiótica” foi solicitado aos alunos do segundo período que escolhessem práticas sociais ordinárias. Cada grupo escolheu uma prática: idosos, escolas públicas – alunos do ensino médio, frequentadores das praças públicas, creches entre outras. Nesse trabalho os alunos puderam verificar o seu nível de percepção semiótico. Além disso, o objetivo final é elencar problemas contidos nessas práticas para, em seguida, propor soluções. A fim de contribuirmos para uma sociedade mais digna. Na apresentação final eles devem propor um projeto de jornal mural, e um projeto de comunicação e inovação. Tais projetos estarão inseridos nas respectivas categorias do Prêmio Expocom 2018.

A Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação. Estes trabalhos serão indicados pela Instituição ao prêmio Expocom Sudeste. Caso fiquem entre as cinco maiores notas de todos os trabalhos inscritos naquela categoria, a Instituição se torna finalista do prêmio Expocom Sudeste. Desse modo, os trabalhos são apresentados e no final do congresso são anunciados os trabalhos vencedores. Caso ganhem, terão o direito de representar a região Sudeste no prêmio Expocom Nacional.

Para o sexto período foi proposto o desenvolvimento de um dossiê sobre jornalismo cultural no Sul de Minas. As alunas Alice Jevoux, Crislaine Abreu e Thamires Silva buscaram então analisar os veículos de comunicação da região, e a forma que o tema cultura é abordado em cada um, como parte dos conteúdos da disciplina de “Jornalismo Especializado”. O trabalho está em fase de finalização e será transformado em um artigo para o Congresso Intercom Júnior.

O Intercom Júnior é um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados (até um ano após a conclusão do curso). Os acadêmicos podem apresentar pesquisas derivadas de projetos de iniciação científica, de trabalhos de conclusão de curso (TCC), discussões teórico-práticas oriundas de ações de extensão e artigos finais de disciplinas cursadas na graduação, entre outras. Para o congresso da Intercom Júnior as alunas devem, juntamente com um orientador, desenvolverem um artigo científico. Este é submetido aos pareceristas da Intercom. Caso seja aprovado, as alunas irão participar e apresentar seu artigo para a comunidade de pesquisadores da área da comunicação da Intercom.

Penso que um trabalho dessa dimensão somente ocorre sendo feito por uma equipe. Ressalto a confiança da coordenação do curso de jornalismo nos professores do curso. A confiança dos professores nos alunos e, principalmente, tal trabalho é o resultado do reconhecimento da competência dessa equipe, como um todo. Participar do prêmio mais importante da área da comunicação denota a certeza da excelência dos alunos de jornalismo e da gestão pela qual o curso de jornalismo está sendo conduzido”, comentou o Prof. Romilson.

Devido ao alto nível dos trabalhos desenvolvidos, uma apresentação final será realizada no Auditório do Campus I, no dia 23 de novembro, com a participação de todos os períodos do curso. Essa ação servirá como preparo para os estudantes que serão avaliados por bancas nas respectivas premiações.