Alunos de Fisioterapia visitam as Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas

Os alunos do nono período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma visita técnica às Thermas Antônio Carlos em Poços de Caldas. Inaugurada em 1931, as Thermas são um dos balneários mais bem equipados das Américas.

A visita foi conduzida pela diretora Profa. Dra. Jussara Marques Oliveira Marrichi, profunda conhecedora em Termalismo e a Fisioterapeuta Juliana Bressane Dias. Os alunos tiveram a oportunidade conhecer todos os setores, cerca de 7000m² de construção. A Hidrologia masculina e feminina com seus diversos tipos de serviços ofertados de banho de imersão, cromoterapia, hidromassagem, limpeza de pele, massagem fácil, escalda pés e piscina aquecida.

Com foco na Fisioterapia, o setor de mecanoterapia, que possui 28 aparelhos de fabricação datados de 1929 em perfeito funcionamento, os acadêmicos puderam se exercitar nos aparelhos, explanados quanto a função de cada um e os grupos musculares e patologias pela fisioterapeuta Juliana Bressane Dias. A Fisioterapeuta relatou que o setor atende os pacientes do município dentro do Sistema Único de Saúde, usufruindo os recursos.

A Biblioteca, catalogada recentemente, foi também visitada, onde os alunos puderam explorar a literatura do século passado. Hoje a Thermas Antônio Carlos é um dos maiores acervos relacionados às águas termais e à Fisioterapia, literatura predominante nos idiomas francês e inglês.

Além da visita no complexo, os alunos tiveram a oportunidade de visitar as nascentes termais onde a água nasce a 45 graus, no subsolo de todo o complexo. “A atividade de visita técnica visa o encontro do acadêmico com o universo profissional, proporcionando aos participantes uma formação mais ampla. A realização destas é de extrema relevância para os alunos da graduação”, concluiu a Coordenadora de Fisioterapia Profa. Ma. Monica Beatriz Ferreira.

A visita técnica foi realizada no dia 26 de abril.