Alunos de Fisioterapia recebem curso específico sobre Traumatismo Raquimedular

Alunos do oitavo período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas tiveram a oportunidade de explanar sobre o Traumatismo Raquimedular com a Profa. Dra. Christiane Borges Abrão.

O curso teve a duração de oito horas e foi realizado no Campus I da Instituição, trabalhando com abordagens teóricas e práticas, além de fechamento com caso clínico. A Fisioterapia tem uma extrema importância na busca da funcionalidade e na melhoria da qualidade de vida de pessoas que são acometidas por trauma raquimedular. Através de condutas como a cinesioterapia que favorece a manutenção de amplitude de movimento, evita complicações circulatórias devido à imobilização de membros por períodos extensos e promove correção de possíveis patologias respiratórias decorrentes ao trauma.

A oportunidade de ter exemplificações baseadas em evidência sobre uma lesão neurológica tão presente na mídia e, que iremos ter com muita frequência nos atendimentos é uma oportunidade ímpar”, aponta a aluna Ana Paula Clemente.

O Trauma Raquimedular é uma lesão neurológica incapacitante que ocasiona paralisia, perda sensorial e disfunção fisiológica, envolvendo uma série de funções corporais com grande impacto na sociedade. Representa um problema de saúde pública e afeta principalmente a população de adultos jovens, do sexo masculino, podendo resultar em morte ou deficiência.

As principais causas de lesão medular no Brasil, levando-se em consideração as maiores cidades, são as lesões por armas de fogo, por meios violentos, e os acidentes de trânsito. Por outro lado, quedas, acidentes nas vias públicas e em mergulhos são vistos com certa frequência nos serviços de urgências.