Alunos de Fisioterapia realizam estágio supervisionado com pacientes amputados

Através de uma parceria firmada com o Centro de Referência em Medicina Física e Reabilitação do Hospital Regional do Sul de Minas, e o Centro Universitário do Sul de Minas, os alunos do curso de Fisioterapia realizam atendimentos semanais ao público que passa por um processo de colocação de prótese e órtese da região de Varginha.

Os alunos do nono e décimo período frequentam o Centro de Referência duas vezes na semana, compreendendo uma média de 60 atendimentos semanais, sendo o público alvo pacientes de reabilitação pré e pós-concessão dos aparelhos ortopédicos.

Esse momento faz parte do processo de aprendizagem e formação profissional do acadêmico de Fisioterapia, onde os mesmos aplicam conhecimentos adquiridos ao longo dos períodos anteriores como a realização da avaliação do paciente, o diagnóstico fisioterapêutico, traçam metas e objetivos de reabilitação para o paciente e, posteriormente, a alta do mesmo”, comentou a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Mônica Beatriz Ferreira.

Todo esse processo de aprendizado do aluno é acompanhado pelo professor-supervisor do Unis especializado na área do Estágio, o que é um diferencial para o acadêmico na sua formação profissional.

Os recursos terapêuticos mais utilizados com os pacientes são cinesioterapia e mecanoterapia, treino de adaptação quanto aos dispositivos de locomoção como andador, bengalas e muletas e, orientações junto ao cuidador.

A parceria entre o Centro de Reabilitação e Centro Universitário do Sul de Minas favoreceu a um menor tempo do paciente para ser atendido, reduzindo a fila de espera e, consequentemente uma alta precoce para o paciente visto que ameniza as complicações de uma protetização ou ortotização”, ressaltou a Profa. Mônica.