Alunos de Fisioterapia realizam atendimentos na Semel voltados para dores na coluna

Os alunos do nono período do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Sul de Minas realizam o estágio supervisionado obrigatório tendo um diferencial de atendimento à Coluna Vertebral. Os atendimentos acontecem semanalmente na Semel, em Varginha.

Atendendo uma média de 110 pessoas por mês, sob a orientação da Profa. Ma. Ana Paula Bacha, os alunos aprendem a tratar as diversas disfunções da coluna vertebral principalmente através de terapia manual na fase aguda, e com a redução da queixa de dor, usam como recurso a Cinesioterapia para reorganizar a musculatura e consequentemente a postura do cliente.

Os universitários fazem uso de técnicas manuais da Méziers, Bienfait, Leopold Busquet, Godielive Dennys Struiff, entre outros. Na cinesioterapia praticam as técnicas de RPG, Williams, Isostretching e Estabilização segmentar. Além de todo processo de tratamento que os alunos executam, é feito também um trabalho de terapia comportamental, onde os alunos orientam os clientes sobre a importância de desenvolverem bons hábitos posturais, como dormir de maneira correta, como sentar, a importância do exercício físico, entre outros.