Alunos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica apresentarão protótipos de aparelhos inovadores na I Jornada Científica FISIOMEC

Durante todo o segundo semestre os alunos dos sextos e oitavos períodos dos cursos de Fisioterapia e Engenharia Mecânica do Grupo Unis, se uniram para desenvolverem o Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC) com o objetivo de proporem ideias inovadoras para a solução de problemas relacionados aos equipamentos utilizados por fisioterapeutas.

Agora o projeto se encaminha para a etapa final. Para o fechamento das atividades e apresentação dos 40 trabalhos desenvolvidos, será realizada a I Jornada Científica FISIOMEC, reunindo 240 alunos e mais de 40 professores. Serão apresentados trabalhos inovadores nas áreas de Acessibilidade, Saúde e Fisioterapia com desenvolvimento de dispositivos utilizando impressoras 3D e tecnologias atuais.

O evento trará além das apresentações dos alunos, os professores Dr. Ivo Koedel Filho (Fisioterapeuta) e Dr. José Carlos Morilla (Engenheiro), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), para ministrarem uma palestra sobre o “Desenvolvimento de Tecnologias Assistivas”. Os professores já trabalham com desenvolvimento de protótipos em um nível de patente com os alunos da UNISANTA, que atuam diretamente nos laboratórios da Instituição. No entanto, durante o projeto dos alunos do Grupo Unis, os professores ressaltaram a qualidade das estruturas do Centro Universitário, como melhor acolhedora dos projetos. Após a palestra os protótipos e maquetes desenvolvidos serão expostos para avaliação.

Veja abaixo alguns projetos que estarão expostos na próxima quinta-feira:

• Sistema de elevação de cama hospitalar;
  • Sistema de adaptação da maca portátil para facilitar a postura adequada do profissional;
  • Sistema que rastreia o idoso portador de Alzheimer;
  • Bicicleta adaptada na forma de cadeira de rodas que induz o exercício físico do cadeirante;
  • Colchão sensor que ameniza o surgimento de escaras (tipo especial de lesões da pele, de extensão e profundidade variáveis) e indica a presença das mesmas através de um sensor de luz que induz a regeneração do tecido do paciente.

Nós estamos indo de encontro a uma nova proposta de concretização acadêmica, fazer os alunos pensarem no problema e acharem uma solução. O pensamento inovador está presente em grande parte dos campos de atuação profissional, e a saúde também está se abrindo para essa ideia, o que nos torna igualmente inovadores com a proposta desse projeto”, comentou a Coordenadora do curso de Fisioterapia, Profa. Ma. Mônica Beatriz.

O evento será realizado no dia 30 de novembro, a partir das 19h, no Teatro Mestrinho. A entrada conta com 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite. Para participar basta se inscrever pelo site: inscricao.unis.edu.br.