Alunos de Fisioterapia conscientizam motoristas através de Blitz Educativa

No mês de maio, o Poder Público e a sociedade civil coordenaram a ação “Maio Amarelo”, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. No dia 13 de junho, seguindo a proposta do mês passado, os alunos do curso de Fisioterapia realizaram uma Blitz Educativa, na BR 491, próximo ao trevo de acesso à Cidade Universitária.

Acompanhados de professores, e contando com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, os alunos abordaram motoristas durante a tarde distribuindo panfletos educativos, orientando e conscientizando sobre o desrespeito às normas de trânsito, com estatísticas do número de acidentes que ocorrem nas vias ao redor de Varginha.

Os materiais distribuídos pelos alunos exploraram o tema “Saúde no trânsito: respeito no trânsito é atitude que gera saúde”, prestando orientações a motociclistas, motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros. Os acidentes de trânsito constituem grave problema mundial, com sérios impactos inclusive na saúde pública, devido às mortes – que se concentram, principalmente, na população jovem do sexo masculino – e ao custo de reabilitação.

A atividade faz parte do PIC, Projeto Interdisciplinar de Curso, proposto à turma do quinto período pela Profa. Cristiane Borges Abraão, mas contou com a participação dos demais períodos do curso.

O objetivo maior é a responsabilidade social. Grande parte dos acidentes que acontecem no trânsito, se não fatais, tornam-se pacientes diretos da Fisioterapia. A reflexão e válida, pois a conscientização deve ser muito mais eficaz do que punitiva. Essa proposta não pode ser abandonada”, ressalta a Coordenadora de Fisioterapia, Profa. Ma. Mônica Beatriz Ferreira.