Alunos de Fisioterapia aplicam técnicas em colegas de curso através das metodologias ativas

Como forma de reforçar a aprendizagem e garantir a autoconfiança dos alunos do curso de Fisioterapia na aplicação de conteúdos práticos, professores do curso adotaram a metodologia ativa, onde os alunos são submetidos a avaliação de colegas do período anterior quanto a postura, posicionamento correto, comando verbal e a técnica propriamente dita.

Essa experiência é única para o ganho pessoal. O aluno do primeiro período chega muito inseguro e com medo de expor seus conhecimentos e, essa metodologia desafia e, ao mesmo tempo mostra ao aluno as habilidades adquiridas ao longo dos meses”, aponta a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Monica Beatriz Ferreira.

O método adotado agrega a disciplina de “Terapias Manuais” ministrada pela Profa. Ma Ana Paula Bacha de Oliveira que aplicou em todo o semestre a metodologia. Em um determinado momento, não somente os alunos do curso de Fisioterapia, mas demais cursos da GESS foram convidados a serem submetidos a técnicas de Pompage lombar e cervical tendo como terapeutas alunos do primeiro período e, a técnica de Willian pelos alunos do quinto período da disciplina de Cinesioterapia sob a supervisão da profa. Ana Bacha e Prof. Bruno Foresti, respectivamente.

Técnica Pompage

Pompage se refere a uma técnica de terapia manual que atua sobre o tecido conjuntivo e, portanto, sobre as fáscias musculares. Seu objetivo é restabelecer a elasticidade e comprimento ideal das fáscias e, por conseguinte, dar mais liberdade para os músculos nelas contidos, estimular a circulação, aumentar o espaço articular e nutrir suas cartilagens. É coadjuvante no tratamento e prevenção de encurtamentos e retrações musculares, desvios posturais e doenças articulares, notadamente a artrose. Tem efeito altamente relaxante.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos