Alunos de Especialização em Urgência e Emergência concluem o curso com atividades práticas

No dia 16 de setembro foi realizado o último encontro da turma de pós-graduação em Urgência e Emergência da cidade de Lavras, oferecido pelo Grupo Unis. Os alunos encerraram as atividades tendo práticas de Suporte Básico de Vida (SBV) e Atendimento Pré-Hospitalar (APH), acompanhados pelo Corpo de Bombeiros.

Uma boa equipe de enfermagem precisa conhecer profundamente três siglas importantes para todo atendimento pré-hospitalar: APH, SBV e SAV. Infelizmente essas práticas e didáticas ainda são levadas com certa displicência pelos cursos da área.

Como o próprio nome já denuncia, o APH é o atendimento feito por uma equipe de saúde às vítimas em situações de urgência e emergência. É preciso ter um grupo especializado em atendimento pré-hospitalar para que os primeiros socorros sejam realizados com a segurança e a rapidez que a vítima precisa. Esse atendimento é realizado sempre em ambientes fora do hospital e têm o objetivo de evitar a internação hospitalar ou traumas de grande incidência.

O SBV consiste em todos os procedimentos básicos que podem ser realizados e concretizados até a chegada de um socorro completo para a vítima. O principal objetivo do SBV é preservar a vida do socorrido que se encontra em situação de urgência e emergência. O suporte deve ser realizado o quanto antes para reduzir ou eliminar o máximo de sequelas para a vítima. Justamente por esse motivo se faz necessário um treinamento eficiente e um conhecimento sempre atualizado das técnicas de primeiros socorros e APH.

Iniciado no dia 25 de agosto, o treinamento fez parte da grade curricular do curso de especialização.