Alunos de Engenharia Mecânica formam equipe de desenvolvimento de veículos

Uma das grandes características dos cursos de Engenharia ao redor do mundo é a adoção do programa “Baja”, que consiste no desenvolvimento de um veículo off road, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes.

O curso de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas possui equipes de Baja desde 2010, e está com novos projetos para o ano de 2018. No dia 28 de março os membros da equipe Mini Baja Unis, Pedro Ivo Batista, Tiago Paiva Cassimiro e William Dos Reis Rezende, acompanhados pelo Coordenador do curso Prof. Me. Alexandre Lopes, receberam a visita de um aluno da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), para troca de experiências.

Vinicius José Sanches compõe a equipe de Baja KOMIKETO da UFSJ, e conversou com os alunos do Grupo Unis oferecendo instruções sobre gestão e composição da equipe, instruções técnicas e práticas, além de falar sobre a área de suspenção, na qual ele atua. “A equipe Mini Baja Unis ainda está em fase inicial, selecionando membros e alinhando estratégias, por isso esse tipo de contato com equipes que atuam na área há mais tempo é de grande importância”, comentou o Prof. Alexandre.

É um desafio por parte dos alunos desenvolverem um veículo atrativo ao mercado consumidor pelo seu visual, desempenho, confiabilidade e facilidade de operação e manutenção. Esse projeto possibilita aos alunos de engenharia participar da Competição BAJA SAE, reconhecida a nível nacional e internacional, disputada por várias instituições de ensino superior.

Sobre o Baja SAE BRASIL

O programa Baja SAE BRASIL é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Durante a competição as equipes serão submetidas a provas que visam à avaliação de projeto (cálculos, análises, resultados de testes, considerações de custos, etc.) e avaliações de desempenho (aceleração, velocidade máxima, tração e suspensão, e enduro de resistência).

O projeto também promove uma maior interação entre os alunos através do trabalho em equipe, uma vez que grandes projetos não são feitos individualmente. Tudo isso aproxima o aluno do exercício prático da profissão e possibilita uma relação mais estreita entre os futuros engenheiros, demais profissionais da área e as empresas parceiras, contribuindo para a formação de profissionais diferenciados e tornando-se um valioso passaporte parar o mercado de trabalho.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos