Alunos de Engenharia Civil visitam unidade da Companhia Siderúrgica Nacional

Alunos do quinto período do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma visita técnica à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) na cidade de Arcos. A CSN iniciou a produção de cimento em 2009 e hoje está entre as líderes de vendas no estado do Rio de Janeiro.

O objetivo da atividade foi a integração de conteúdos ministrados na disciplina de Materiais de Construção I, com a prática profissional a ser vivenciada pelos estudantes universitários, onde o aluno pudesse presenciar todo o processo de fabricação e controle tecnológico do aglomerante cimento Portland.

Os objetivos foram alcançados com êxito, pois durante a atividade os alunos puderam conhecer toda a cadeia de produção e controle do material tornando-se uma ponte de conexão entre o aprendizado teórico e prático.

Os estudantes acompanharam uma palestra de abertura antes da visita, onde foram abordados assuntos relacionados ao mercado econômico, características de um planta industrial cimenteira, procedimentos de segurança, perspectivas do mercado da construção Civil, etc.

Após a palestra os alunos visitaram o local onde é feito o controle de todo o processo produtivo da empresa, como é feito o controle de temperatura para que os cimentos atendam aos limites normativos, como a temperatura influencia na composição do Clinquer e os custos de produção.

Os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um tour pela fábrica, onde puderam ver de perto algumas etapas do processo, desde a extração até o ensaque e distribuição do cimento.