Alunos de Engenharia Civil visitam grandes obras e estruturas da região

Nos meses de abril e maio alunos do curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Sul de Minas participaram de visitas técnicas e atividades acadêmicas voltadas para o desenvolvimento prático dos conhecimentos absorvidos em sala de aula.

Durante o IV Congresso Internacional os estudantes do quinto, sexto e sétimo período visitaram a empresa Mineração Santo Antônio, que trabalha com extração e produção de agregados para concreto. “A participação dos alunos de Engenharia civil do Unis na atividade, demonstra a busca pelo melhor preparo de nossos graduandos, proporcionando temas tecnologicamente atualizados e integrados a proposta curricular, visando sempre aumentar o desempenho da indústria da construção civil”, comentou o Prof. Yago Petrim Cruz.

Em outra atividade os alunos do curso vivenciaram a experiência prática de encarar um canteiro de obras com aproximadamente 400 trabalhadores e entender a necessidade de conduzir as práticas construtivas com segurança de todos os profissionais envolvidos e com garantia de qualidade do serviço executado. A PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Boa Vista II está localizada na região da ilha do Caixão, no Rio Verde, a 5km do centro da cidade da Varginha, Minas Gerais. Em fase de construção, é uma obra que encanta estudantes e profissionais da engenharia devido a sua complexidade.

Outra grande oportunidade vivenciada pelos alunos foram as visitas a pontes que cruzam o Rio Verde e o Rio Sapucaí. Estudantes do nono período visitaram cinco pontes de concreto armado nas proximidades de Varginha, acompanhados do Prof. Leopoldo Freire Bueno. As pontes estão localizadas sobre o Rio Verde e Rio Sapucaí, com características próprias para cada unidade visitada. Nesta oportunidade os alunos tiveram contato com situações de estruturas de pilares e vigas diferenciadas para ponte, podendo ver particularidades de cada projeto e a evolução do processo construtivo destas obras de grande importância para o deslocamento regional.