Alunos de Comércio Exterior criam empresas em estudo sobre Marketing Internacional

Durante o primeiro semestre os alunos do sétimo período do curso de Administração-Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas, tiveram a oportunidade de colocar em prática conceitos importantes da área do Marketing Internacional com o Prof. Alex Donizeti do Rosário.

Os alunos, organizados em equipe, foram convidados a criarem uma empresa para processar café (torrado, torrado moído ou verde), um produto típico da região do Sul de Minas. A proposta da atividade implicava dois grupos por continente (um com café torrado/torrado moído e outro com café verde). Assim, foi possível observar como produtos diferentes demandam estratégias de vendas específicas, ainda que para uma mesma região.

Os produtos, então, foram ofertados para clientes da América, Europa, Ásia, África e Oceania. Para tanto, levando-se em conta a cultura de cada país, desenvolveu-se um estudo de mercado para se estabelecer a melhor estratégia de marketing para introduzir o produto em um dado mercado.

Em suma, o projeto teve o desenvolvimento de: uma empresa; uma logomarca; um produto; um catálogo técnico/logístico para o produto; um catálogo institucional para a companhia; cartões de visita para os componentes do grupo e um website no qual foram promovidos a empresa e o produto; e um estudo de mercado, no caso, internacional.

Cada item desenvolvido é um instrumento do Marketing Internacional através do qual a empresa pode prospectar novos mercados e conquistar clientes. Vale ressaltar que todas as ações de marketing levaram em conta o respeito pela cultura dos países, a influência das cores sobre as pessoas e o impacto do layout dos produtos no processo decisório de compra.

Algo marcante nessas propostas foi que a turma adotou o idioma inglês para confeccionar os materiais. O inglês, como língua franca, é um dos recursos muito usados no âmbito do Marketing Internacional.  É relevante citar que a língua inglesa foi usada sem nenhum obstáculo.

Durante as apresentações cada equipe se comportou como se estivesse participando de uma feira internacional. Por fim, foi muito gratificante concluir o semestre e perceber o esforço de cada alunos e o sentimento de dever cumprido. Todos compreenderam a importância do Marketing Internacional dentro do contexto do Comércio Exterior!