Alunos de Biomedicina visitam importantes centros de saúde de São Paulo

No mês de abril alunos do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram visitas técnicas a três instituições voltadas para a área da biomedicina, em São Paulo. Os estudantes dos primeiros três períodos visitaram o Instituto Butantan, enquanto os alunos do quinto e sétimo período, estiveram no Hospital Sírio-Libanês, e no Instituto do Coração (InCor/USP).

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil, responsável por grande porcentagem da produção nacional de soros hiperimunes e grande volume da produção nacional de antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O Instituto possui edifícios históricos e contemporâneos que abrigam laboratórios de pesquisa, fábricas de produção de soros e vacinas, hospital, museus e biblioteca. Sendo assim, a visita teve como objetivo apresentar aos alunos a história centenária da pesquisa científica brasileira, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e produção de imunobiológicos.

Considerado um dos mais importantes centros médicos do Brasil e da América Latina, os alunos do 5º e 7º período puderam conhecer o setor de diagnóstico por imagem do hospital Sírio-Libanês que conta com o que há de mais avançado em ressonância magnética, tomografia computadorizada e medicina nuclear. O diagnóstico por imagem é uma das habilitações onde o biomédico pode atuar profissionalmente, sendo assim o objetivo da visita no setor de diagnóstico por imagem do hospital Sírio-Libanês foi apresentar a rotina e vivência de um grande centro de diagnóstico que trabalha com que há de mais moderno dentro da imagenologia.

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) é reconhecido como centro de excelência internacional nas áreas clínica e de ensino em cardiologia, medicina cardiovascular e cirurgia cardiovascular. Durante esta visita os alunos puderam acompanhar uma cirurgia cardíaca com toda equipe multiprofissional envolvida. O objetivo da visita foi propiciar aos alunos a prática e a rotina dos biomédicos perfusionista, durante o procedimento cirúrgico, no maior centro de excelência em cirurgia cardíaca da América Latina.