Alunos de Biomedicina publicam dois artigos em revista de divulgação científica

Os alunos Poliana do Carmo Pimenta e Thiago Caetano Andrade Belo do oitavo período do curso de Biomedicina do Centro Universitário do Sul de Minas, publicaram recentemente dois artigos na revista científica Brazilian Journal of Development.

Os trabalhos intitulados “Avaliação da capacidade antimicrobiana do óleo essencial de pereskia aculeata: interação com microrganismos encontrados em jalecos de profissionais de saúde” e “Análise da capacidade antimicrobiana da pereskia aculeata frente a microrganismos bacterianos: staphylococcus epidermidis e klebsiella pneumoniae”, exploram microbiologia, avaliação da capacidade bacteriostática ou antimicrobiana do óleo essencial da planta Ora-pro-nobis (nome científico Pereskia aculeata), e também um pouco sobre o problema de resistência bacteriana em hospitais.

Abordar estes temas é importante para tentar procurar novas maneiras de combater os microrganismos, afinal, a cada dia eles se tornam mais resistentes, logo, é necessário buscar novas fontes para agir. Além disso, a pesquisa é muito importante para a biomedicina, uma área promissora para cientistas, e isto é essencial para a evolução da área da saúde, em geral”, destacou Poliana.

De acordo com os alunos, a iniciativa para a realização das publicações veio principalmente da orientadora, Profa. Giulia Bani, além disso ter sido sempre uma meta em comum para ambos os universitários. “Para nós dois que queremos seguir na área de pesquisa/docência, essas publicações são de suma importância, afinal, além de mostrar publicamente que já temos envolvimento com pesquisas, iniciações científicas, bancada e experimentos, também deixa nosso currículo melhor, o que é importante para ingressar em uma pós-graduação”, concluiu Poliana.

É muito gratificante ver estes dois artigos publicados, pois é fruto de um grande esforço e trabalho em equipe. Vejo que estes artigos simbolizam um alcance pessoal muito especial para mim, pois um dos objetivos que possuía ao ingressar no curso de biomedicina era de conseguir publicar algum trabalho científico durante a graduação. Além disso, pretendo seguir na área de pesquisa e docência, sendo esta última meu objetivo principal, e vejo que estas publicações contam muito no currículo para a entrada em um mestrado futuramente”, concluiu Thiago.

Os artigos publicados por Poliana e Thiago podem ser acessados clicando nos links abaixo.

Avaliação da capacidade antimicrobiana do óleo essencial de pereskia aculeata: interação com microrganismos encontrados em jalecos de profissionais de saúde.

Análise da capacidade antimicrobiana da pereskia aculeata frente a microorganismos bacterianos: staphylococcus epidermidis e klebsiella pneumoniae.

Sobre a Brazilian Journal of Development

Alguns professores brasileiros perceberam que a pesquisa científica na área de desenvolvimento carece de meios de divulgação, por isso adotaram a publicação mensal de artigos científicos que apresentam contribuições originais, empíricas e teóricas. A Revista Brasileira de Desenvolvimento é parceira das Faculdades da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), parceira da Faculdade ISEPE, e é a revista oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Campos.