Alunos de Arquitetura visitam instituição de ensino que possui estrutura própria de produção de café

No dia 02 de setembro os alunos do sexto período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Grupo Unis realizaram uma visita técnica ao curso de Tecnólogo em Cafeicultura do IF Sul de Minas de Machado. Os estudantes puderam verificar o programa de necessidades e o projeto de edificação que abriga o curso, objeto de estudo da disciplina “Projeto IV”.

A visita teve o acompanhamento de um grupo de quatro monitores do Núcleo de Qualidade do Café, que pertence ao curso. Os alunos conheceram o Setor de Beneficiamento do café, tendo em vista o serviço que a instituição presta a empresários do setor cafeeiro, que não dispõe da infraestrutura necessária.

Primeiro foram ao galpão de recebimento e separação dos grãos, que são transportados através de tubulações e passam por máquinas que realizam diferentes tipos de separação dos grãos, de acordo com impurezas, tamanho dos grãos, densidade e separação eletrônica. No segundo galpão viram o processo de torrefação, descanso, moagem e empacotamento do café, saindo pronto para comercialização.

Depois de verificadas as instalações industriais, eles conheceram o Setor de Qualidade, onde existem os laboratórios. Primeiramente o setor de classificação, onde são ensinados aos alunos do curso os procedimentos de classificação dos grãos, através da separação manual dos grãos defeituosos, em mesas com iluminação apropriada. Seguindo eles verificaram a armazenagem das amostras de classificação, o laboratório de torrefação e a laboratório de análise sensorial, cada uma delas com suas especificidades inerentes às suas funções, lembrando que devem ter espaço suficiente para que os alunos possam acompanhar o processo.

Ao final da visita eles observaram o produto final do processo, na cafeteria escola do curso. Lá eles provaram o café expresso e o café com leite, tudo produzido pela Instituição de Ensino.