Na quinta-feira (12/09), alunos de Arquitetura e Urbanismo estiveram em visita técnica em Belo Horizonte, onde visitaram: o Conjunto Arquitetônico da Pampulha (Igreja São Francisco, Casa de Baile, Casino – atual Museu de Arte da Pampulha), Museu Casa Juscelino Kubitschek, Lagoa Pampulha e a Casa Cor Minas.
“A visita técnica com os alunos ao Conjunto Moderno da Pampulha e à Casa Cor Minas, apresenta uma rica oportunidade de aprendizado prático e imersão em diferentes vertentes da arquitetura e design. Os objetivos destas visitas podem ser multifacetados e englobam conhecimento histórico, análise formal e espacial, uso dos materiais e tecnologia, processo projetivo e construtivo, inspiração e criatividade e, por fim, a relação entre arquitetura e sociedade”, disse a professora do curso, Andreia Heloise.
Para o professor Valmir Ortega, iniciativas como estas são fundamentais para que nossos alunos possam experienciar em campo, a materialidade arquitetônica e paisagística do ambiente urbano da região da Pampulha, referência da arquitetura moderna brasileira.
“A visita à Casa Cor Minas propiciou o contato com o design de interior mineiro, manifestação de nossa identidade cultural contemporânea, refletida nos espaços criados por profissionais atuantes no mercado. Experiências somadas contribuíram para desenvolver um olhar crítico acerca da atuação profissional do Arquiteto e Urbanista”, completou o professor.