Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam cidades históricas de Minas Gerais

Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário do Sul de Minas realizaram uma visita técnica às cidades históricas mineiras de São João del-Rei e Tiradentes. A atividade possibilitou aos alunos visualizarem os conteúdos da disciplina de “História da Arte” e “Arquitetura III”, além de vivenciar a imersão nesse contexto histórico.

De acordo com o Prof. Álvaro Jatobá, 44 alunos participaram das visitas. “Em São João del-Rei passamos por pontos de grande relevância como a Igreja de São Francisco, com planta original atribuída ao famoso mestre Aleijadinho. Observamos também a arquitetura colonial e seus elementos, destacando prédios importantes como a casa de Barbara Heliodora (atual Casa da Cultura), a Igreja do Rosário, o Solar dos Neves, as capelas dos Passos, a Igreja do Pilar e a do Carmo com seu cemitério próprio”, explicou.

Durante a viagem o Prof. Álvaro trouxe informações sobre as cidades visitadas e seus patrimônios históricos, relacionando com os conteúdos estudados em sala de aula. “Em Tiradentes o destaque foi a visita ao Museu de Sant’ana, instalado em 2014 na Antiga Cadeia, onde além do acervo de mais de 300 peças sacras de grande relevância, podemos observar as adequações para a nova função e a ampliação realizada, visando o menor impacto no prédio tombado”, ressaltou.

As visitas foram realizadas no último sábado, dia 25 de março. “Viagens técnicas como essa, são importantes para conhecermos mais profundamente as técnicas construtivas usadas ao longo da história e ter um melhor entendimento do comportamento, das tecnologias e principalmente da arquitetura. Em São João Del Rei e Tiradentes pudemos ver isso de perto, explicado em detalhes pelos professores”, comentou o aluno do terceiro período, Thiago Souza.

Por se tratar de cidades históricas em excelente estado de preservação, pela proximidade da nossa origem e pela relação com o conteúdo, esta visita técnica pode ser considerada como parte fundamental da disciplina de ‘História da Arte’ e ‘Arquitetura III’, sendo a possibilidade de imersão no assunto de extrema importância no aprendizado, visto que assim podemos não só visualizar, mas sentir toda a experiência arquitetônica e histórica de estar em centros históricos tão preservados”, concluiu o Prof. Álvaro.