Alunos de Administração trabalham com criação de negócio real

Os estudantes do primeiro e segundo período do curso de Administração – Comércio Exterior do Centro Universitário do Sul de Minas tiveram que colocar a mão na massa para realizar um grande desafio: planejar, iniciar, operar e liquidar um negócio real. Tudo isso em apenas um mês. O projeto faz parte da disciplina de “Teoria da Administração”, ministrada pelo Prof. Sheldon William Silva.

De acordo com o professor, o projeto é uma metodologia ativa de ensino, com o objetivo de demonstrar que é possível, a partir das técnicas e teorias da administração, mesmo em um curto espaço de tempo, desenvolver características empreendedoras e práticas inovadoras. “Foi uma experiência muito interessante, desafiadora. Tivemos dez empresas. Os alunos aplicaram conceitos ligados ao planejamento, marketing, gestão de pessoas, produção e finanças. A empresa que obteve o maior lucro líquido por sócio foi a campeã”, explicou.

De acordo com a aluna Isabela Silva Rangel, foi um trabalho muito abrangente onde observou-se a importância de se planejar, realizar um plano de negócios, trabalhar junto com outros sócios e nos relacionarmos com as outras pessoas. “Foi um desafio enorme pra mim, e acredito que para os meus colegas também. A questão de ter que escolher um grupo, e em tão pouco tempo, decidir com quais produtos iríamos trabalhar, conseguir um bom lucro com tudo isso, a meu ver, seria impossível. Ao mesmo tempo em que considerava um desafio, sabia que seria um trabalho que me traria excelentes experiências”, comentou.

O Prof. Sheldon ainda ressaltou que o que mais chamou a atenção foi a iniciativa dos alunos em utilizar o lucro líquido obtido para adquirir 48 cestas básicas e doar para uma instituição de caridade. Isso mostra o comprometimento com as ações de responsabilidade social. Esse é o perfil de gestor que pretendemos formar.

A aluna Isabela retifica a ação, no qual disse que o trabalho em si foi maravilhoso, possibilitando muitos ensinamentos e novas experiências. “Saber que todo o esforço, foi dedicado para ajudar pessoas, foi gratificante, inexplicável. Foi um desafio, mas com certeza, foi o melhor desafio que tivemos, além de aprendermos o tempo todo, vivemos experiências inesquecíveis”, concluiu.

A entrega foi realizada por alunos do curso de Administração – Comércio Exterior no dia 28 de junho e a entidade beneficiada foi a Vida Viva.