Alunos de Administração realizam desafios sobre o mercado de ações e a bolsa de valores

Durante o primeiro semestre o Prof. Arthur Porchat desenvolveu junto ao sétimo período do curso de Administração-COMEX do Centro Universitário do Sul de Minas um projeto com ênfase no mercado de ações. O Desafio B3 foi lançado no dia 05 de março e contou com a participação de treze grupos. 

A ideia original do desafio foi implantada pelo Prof. Pedro Santos Portugal Júnior, e em 2019 o Prof. Arthur Porchat assumiu a disciplina e deu continuidade ao desafio com pequenas alterações. No início cada grupo recebeu hipoteticamente R$50.000,00 para distribuir entre ações de cinco empresas de capital aberto. A distribuição dos valores ficou a critério de cada grupo. Semanalmente o professor divulgava aos alunos, via Classroom (plataforma de ensino virtual utilizada pelo Grupo Unis), o resultado parcial da carteira de cada grupo, formando um ranking. Isso estimulou a competição entre os grupos e o envolvimento ficou cada vez maior. Ao todo foram dez parciais. Após a divulgação da parcial os grupos tinham dois dias para solicitar a troca dos ativos. 

Passados três meses, no dia 04 de junho, a última apuração foi realizada. O resultado final foi divulgado na aula do dia 08 de junho. O primeiro colocado terminou o desafio com R$70.105,99, o que representou uma valorização de 40,21%. Dos treze grupos, onze apresentaram variação positiva da carteira.

O desafio buscou colocar em prática as teorias da disciplina Finanças Corporativas. Segundo alguns alunos, foi possível conhecer o mercado acionário, além de entender um pouco mais sobre como se relacionar com ativos de renda variável de uma maneira consciente.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos