Alunos de Administração–Comex apresentam seminário sobre uso de indicadores econômicos na decisão de negócios

No dia 14 de junho os alunos do segundo e terceiro períodos de Administração–Comércio Exterior do Grupo Unis apresentaram um seminário no qual discutiram o uso de indicadores econômicos municipais para a tomada de decisão de novos negócios.

O seminário fez parte da disciplina de Macroeconomia Internacional e contou com a presença dos seguintes professores: Gustavo Flausino de Oliveira (coordenador do curso), Pedro dos Santos Portugal Júnior (responsável da disciplina) e Robson Souza de Almeida (assistente da disciplina e mestrando em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Unis).

Os alunos foram divididos em grupos e cada qual ficou responsável por um dos municípios, sendo eles: Extrema, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Varginha, Itajubá e Lavras (os seis maiores em termos de PIB no Sul de Minas).

Cada grupo fez o levantamento de indicadores econômicos do seu respectivo município como PIB; PIB per capita; participação dos setores econômicos; dinâmica do mercado de trabalho; rendimento salarial médio; balança comercial; pauta de exportação e importação; IDH, entre outros.

Ao final, com o perfil econômico do município traçado, o grupo apresentava uma ideia de negócio para ser implantado naquela localidade. Surgiram ideias interessantes e inovadoras como: centro de distribuição, indústria farmacêutica, comercialização de cafés de alta qualidade, indústria de tubos de alumínio, prestação de assistência técnica altamente especializada.

O intuito deste trabalho foi chamar a atenção dos alunos e alunas sobre a importância do levantamento de dados e indicadores macroeconômicos de municípios e regiões para amparar uma tomada de decisão inovadora e empreendedora.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

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