Alunos da FIC realizam declaração de imposto de renda da comunidade de Cataguases através de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Em novembro de 2018 as Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) inauguraram o seu próprio Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

Agora em 2019 o NAF retoma seus atendimentos após o período de recesso acadêmico. Por meio de uma parceria firmada entre o curso de Ciências Contábeis da FIC, a Receita Federal e a delegacia da Receita Federal de Juiz de Fora, o NAF oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos às pessoas de baixa renda.

O projeto é uma iniciativa da própria Receita Federal, que apoia a criação de núcleos desse tipo em Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país. O Grupo Unis conta atualmente com três NAF’s localizados nas unidades acadêmicas de Varginha, Pouso Alegre e Cataguases.

Em Varginha, o NAF do Centro Universitário do Sul de Minas se destacou dentre os mais de 300 Núcleos espalhados pelo país. A unidade comandada pelos alunos e professores de Varginha registrou um total de 844 atendimentos, sendo o quarto maior do Brasil, e o segundo maior de Minas Gerais.

De acordo com o Coordenador do curso de Ciências Contábeis da FIC, e responsável pelo NAF, Prof. Jesusimar Dornelas, todas as orientações são promovidas por alunos, sempre supervisionados por docentes. “No NAF, os universitários vivenciam a prática profissional e recebem orientações da Receita Federal acerca de obrigações tributárias. Nesta época do ano os universitários estão focados no atendimento a microempreendedores, devido à obrigatoriedade de declaração dos mesmos”, explicou.

Agendamento online de atendimentos na Receita Federal, informações e auxílio na regularização de CPF, auxílio na elaboração e orientações sobre a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda simplificado, são alguns dos serviços realizados pelos alunos.

Os atendimentos no NAF acontecem de forma gratuita, às terças e quintas-feiras, entre as 16h e 18h, no endereço: Praça Rui Barbosa, 86 – Centro.