Alunos da FIC participam da inauguração do núcleo do Crea-Júnior em Cataguases

No dia 08 de novembro foi inaugurado o núcleo do Crea-Júnior na cidade de Cataguases. O evento contou com a participação de cinco alunos das Faculdades Integradas de Cataguases (FIC) que fazem parte da iniciativa.

Criado em 2000, o Crea-Júnior é um movimento que fomenta a aproximação dos futuros profissionais com o mercado de trabalho, entidades de classes e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas). Hoje a iniciativa está presente em 23 estados e no Distrito Federal (DF).

Durante o evento de inauguração foi realizada uma palestra ministrada pela Cristina Rocha, abordando o tema: “Como trabalhar motivado nos dias de hoje”, abordando assuntos como depressão, ansiedade e considerações da neurociência. A inauguração permitiu também a arrecadação de 80 kg de alimentos que serão destinados a crianças carentes.

O Crea-Júnior busca ser referência no fomento à valorização profissional, sendo reconhecidos por estudantes, profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino como formador de jovens lideranças. Os trabalhos estão alicerçados na valorização profissional, divulgação do Sistema Confea/Crea e a formação de jovens lideranças, com a realização de seminários, palestras, minicursos , visitas técnicas e ações sociais, visando o incremento da formação de seu público e colaboradores.

O aluno Antônio Henrique contou um pouco das suas experiências como participante da iniciativa: “Participando do Crea-Júnior, tenho como expectativa poder aplicar os conhecimentos adquiridos durante a graduação a favor da comunidade, ter a sabedoria junto com os outros coordenadores do núcleo de Cataguases para identificar carências profissionais dos jovens graduandos e promover ações para nos qualificarmos cada vez mais. Desenvolver sempre bons serviços junto à comunidade, aprimorar o relacionamento com outras pessoas e outros núcleos por meio de trocas de conhecimento e assim preparar todos os colaboradores para o mercado de trabalho. Espero que o trabalho a ser desenvolvido alie cada vez mais os talentos existentes em busca do desenvolvimento do grupo como um todo de forma a contribuir com o nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Que juntos possamos elevar o Crea-Júnior, núcleo de Cataguases, quanto ao seu reconhecimento e atuação no município”.

Sobre o Crea-Júnior

Composto por aproximadamente 1,2 mil futuros profissionais e recém-formados dos cursos vinculados ao Sistema Confea/Crea, o grupo tem atuado diretamente nas instituições de ensino técnico e superior e fomentando a engenharia nas escolas de nível médio.

O grupo difunde conhecimentos relevantes para o incremento da formação pessoal e profissional, priorizando conteúdos acerca das tendências da área tecnológica e legislação ética no exercício profissional. Apoia movimentos empreendedores jovens e assessora estudantes e recém-formados em suas relações com o mercado de trabalho.

Mais que um espaço para disseminar informações, o Crea-Júnior é palco para geração de resultados e desenvolvimento de pessoas, tornando-se referência na formação de jovens lideranças e capacitação profissional em todo o país.