Alunos da Educação Básica têm programação especial e mostra de curtas-metragens no Congresso Internacional do Grupo Unis

Nesta quarta-feira (08/06), os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio dos colégios mantidos pelo Grupo Unis participam de atividades do Congresso Internacional realizado pela instituição. A programação especial conta com palestras, oficinas e painéis, além de concursos e mostras de inovação, empreendedorismo e produção audiovisual. O 8º Congresso Internacional do Grupo Unis teve início na última segunda-feira e vai até o dia 10 de junho, com programação aberta à comunidade.

De acordo com a Diretora do Núcleo de Educação Básica do Grupo Unis, Profa. Mariana Eugênio Germano, a programação para os alunos dos colégios Alpha (Varginha), CRA (Alfenas), Nova Geração (Três Corações) e Travessia (Três Pontas) foi planejada para atender os anseios deste público em relação ao futuro acadêmico e profissional. “A participação desses estudantes no Congresso Internacional é importante para que aumentem o repertório de competências e habilidades, fazendo com que estejam ainda mais preparados para os desafios e escolhas pertinentes a esta etapa da Educação. Quanto mais aprofundam nos temas, que já trabalhamos em nossas matrizes curriculares, mais seguros eles ficam e os resultados acontecem.”, comenta Mariana, que também ressalta a contribuição do contato dos alunos da Educação Básica com o universo acadêmico do Ensino Superior.

As temáticas escolhidas para as atividades envolvem desde educação financeira até o uso aprimorado de tecnologias. As palestras e oficinas serão conduzidas por profissionais convidados e reconhecidos pelo mercado de trabalho como referências em suas áreas. O Congresso Internacional do Grupo Unis também terá atividades complementares aos Itinerários Formativos do Ensino Médio, as disciplinas optativas que foram incluídas na matriz curricular da etapa pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Nos Itinerários Formativos ligados à Inovação e Empreendedorismo, os alunos participarão de mostras dos trabalhos realizados durante o semestre letivo. “Desenvolver um trabalho de inovação e empreendedorismo no ensino médio é um passo fundamental para alinhar a formação dos nossos alunos com o cenário em que vivemos e as necessidades do futuro do trabalho. Os alunos têm a possibilidade de sair do colégio entendendo toda a dinâmica do mercado que vão encontrar, e quem sabe, com uma startup formatada, pronta para receber investimentos.”, explica o professor Thiago Souza, responsável pelo Itinerário Formativo de Inovação e Head de Inovação do Grupo Unis.

Uma outra atividade promete apresentar à comunidade novos talentos do cinema. Trata-se do REConto: Mostra e Concurso de Curta-metragem, atividade organizada em conjunto com o curso de Publicidade e Propaganda do Unis. Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos do Colégio Alpha participaram do Itinerário Formativo Cinema e Leitura e os resultados dos trabalhos finais poderão ser acompanhados durante essa mostra cinematográfica, como os filmes “O Estripador” e “Onde Mora a Felicidade”. A exibição acontece nesta quarta-feira (08/06), na Sala E1 da Cidade Universitária.