Alunos comentam experiência de intercâmbio em Portugal

Dez alunos do Centro Universitário do Sul de Minas participam de um programa de mobilidade acadêmica no Instituto Politécnico de Santarém- IPS. Os universitários desembarcaram no início do semestre na cidade de Santarém, em Portugal, e permanecerão no continente europeu até o mês de julho. Os jovens são estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Nutrição, Educação Física, Administração Comércio Exterior e Publicidade e Propaganda.

“Em uma mistura de crescimento pessoal e profissional, a oportunidade de estar aqui, conhecer uma cultura diferente e olhares diferentes sobre algo que antes parecia ser tão concreto é apenas o início de uma longa jornada para nos tornarmos grandes profissionais. Está sendo uma experiência com potencial para mudar nosso pensamento e também nossa vida”, afirma a aluna Helena Nabak, de Publicidade e Propaganda.

A estudante de Nutrição, Raphaela Morais Tavares, descreve a cultura portuguesa como algo fascinante. “Em apenas um mês conheci vários lugares e já estou apaixonada pela gastronomia local. A faculdade não poderia ser melhor. Os professores são super atenciosos, e o ensino é voltado para a área de produção que tanto gosto. Por enquanto está tudo lindo e perfeito”, ressalta.

“A cada dia que passa, a experiência de estudar fora do país se torna mais válida e interessante. Além do convívio com a cultura europeia e paisagens encantadoras, o ensino português é rico quando o tema é a teoria de planejamento do Marketing. Por aqui, a prática aplicada à Publicidade no Brasil é bastante admirada. Já estou envolvida com três projetos publicitários, sendo um deles com um cliente real em potencial. Idealizo em Portugal a missão de enriquecer ainda mais minha graduação. Recomendo muito!”, indica a aluna de Publicidade e Propaganda, Bianca Forsan, que acrescentou uma observação ao seu depoimento: “P.S.: Conhecer a neve na Serra da Estrela foi realmente incrível!”, comemora.

O aluno de Educação Física, Edmundo Fidélis Silva, classifica a experiência como única. “Ter a oportunidade de conhecer lugares e pessoas diferentes é realmente muito interessante, espero que continue assim até o final do intercâmbio”, pontua. Mesma opinião defendida pela universitária do curso de Nutrição, Caroline Belato Corrêa, que acrescenta: “É algo que está superando as minhas expectativas e não se compara a nada que antes tenha vivido. Com certeza, é um passo muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional”.

“Começar um intercâmbio é uma experiência incrível e única. Abre portas para novos conhecimentos, amizades, lugares. Estou vivendo momentos e conhecimentos totalmente diferentes do que já vivi, não está sendo nada como imaginei, está sendo muito melhor. A casa é ótima e a turma melhor ainda. Espero ainda viver muito por aqui e absorver o máximo de tudo”, conclui a estudante de Nutrição, Rafaela Vasques Berchembrock.

Para mais informações sobre os programas de mobilidade acadêmica acesse no Facebook: Rede Internacional Acinnet.