Aluno do Unis tem trabalho aprovado para apresentação no XL Encontro da ANPAD

O aluno Rogério Barros de Paiva do curso de Administração a Distância do Centro Universitário do Sul de Minas, teve seu trabalho aprovado para ser apresentado durante o XL Encontro da ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. Considerado um dos maiores eventos de administração no Brasil, o EnANPAD deste ano ocorrerá na Costa do Sauípe – BA, entre os dias 25 e 28 de setembro.

De acordo com Rogério, o estudo, que leva o título, “Gestão do Conhecimento e da Informação nas Instituições de Ensino Superior Brasileiras”, tem como objetivo analisar as práticas de gestão do conhecimento nas Instituições. “Verificada a existência de uma lacuna em pesquisas que tratam da temática, foi elaborado um modelo teórico apresentando os construtos gestão do conhecimento, ferramentas para gestão do conhecimento, portais corporativos, gestão de documentos e gestão da informação, todos com suas respectivas variáveis que serão de base para mensurar as práticas de gestão do conhecimento em Instituições de Ensino Superior na visão dos docentes”, explicou.

Os resultados apontam que, de acordo com o modelo que considera como variável endógena a gestão da informação, pode-se afirmar que existe influência significativa e positiva da gestão de documentos em relação à gestão da informação. As conclusões do estudo indicam estratégias essenciais para melhorar o desempenho das instituições de ensino superior”, concluiu Rogério.

O EnANPAD é um espaço de interlocução entre pares e privilegia e estimula o debate aprofundado e a interação entre os participantes. Esse debate torna-se importante uma vez que todo texto publicado em anais de evento científico é um texto provisório, mesmo que decorrente de pesquisa concluída. Tipicamente, a partir dos debates e das críticas recebidas durante o evento, o autor terá informações importantes para aperfeiçoar seu manuscrito e submetê-lo a um periódico, dando sequência ao processo de divulgação científica. Além disso, o EnANPAD proporciona a oportunidade de interação social entre pares, de modo a alavancar a formação e o fortalecimento de redes de pesquisa.

Rogério é formado em Ciência da Computação, fez mestrado em Administração pela FEAD, atua como professor substituto no IF-Sul de Minas e é aluno de EAD em Administração no Grupo Unis.