Aluno do Grupo Unis vencedor do XXV Prêmio SME de Ciência, Tecnologia e Inovação é destaque na Revista Mineira de Engenharia

No dia 23 de abril a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) realizou a 25ª edição do tradicional Prêmio SME de Ciência, Tecnologia e Inovação na sede da FIEMG em Belo Horizonte. O evento contou com a participação de estudantes de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de todo o estado, representando universidades federais, particulares, centros de tecnologia e grupos educacionais.

Cinco trabalhos ganharam o prêmio em dinheiro (receberam cheques de R$ 3 mil, o 5º lugar, a R$ 10 mil, o 1º) e outros dois levaram a menção honrosa. O vencedor foi Filipe dos Santos Aureliano, aluno do sétimo período de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas.

Filipe apresentou o seu projeto “Aquadrone: localização e mapeamento de corpos de pessoas desaparecidas por afogamento”. Essa não é a primeira vez que seu trabalho é reconhecido em grandes premiações. Em outubro de 2016 ele conquistou o segundo lugar na premiação final da 4ª Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec), realizada também em Belo Horizonte, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-MG).

O trabalho desenvolvido por Filipe foi destaque na edição de número 37 da Revista Mineira de Engenharia, referente aos meses de maio e junho. A publicação ressaltou a importância do incentivo de novas ideias para o desenvolvimento da engenharia.

Meu estudo se diferencia e pode ser considerado uma inovação, por apresentar um artifício diversificado de um protótipo, onde o mesmo foi validado por profissionais da área como Coronéis, Comandantes e Chefes de Mergulho e Aviação do Corpo de Bombeiros de Varginha. Sendo uma inovação considerada simples e que gerou a conquista de uma patente de invenção, faz comprovar mais uma vez que sua implantação levará o homem a uma nova era no que tange à segurança do trabalho e no alcance na área explorada de ambientes inóspitos, permitindo sem risco que possamos desempenhar atividades perigosas que hoje mutilam e degradam a vida do homem, de forma totalmente segura e viável”, explicou Filipe.

Na proposta da premiação os trabalhos apresentados deveriam abordar um problema real ou idealizado, preferencialmente no segmento industrial, cuja solução requeira conhecimentos de Engenharia, Arquitetura ou Agronomia, com aplicação de metodologias que assegurem o sucesso final do processo, bem como a comprovação de uma relação custo/benefício adequada sob os pontos de vista estratégico, econômico/financeiro, ético e ambiental, ou ainda, que resultem em aumento de produtividade.

É um orgulho saber que meu grau de competência, esforço e dedicação resultaram na conquista do primeiro lugar em um evento desta magnitude em sua vigésima quinta edição. Mesmo competindo com estudantes de Instituições referência, me destaquei sobre eles ainda cursando o sétimo período de Engenharia Mecânica”, concluiu Filipe.

A edição de número 37 da Revista Mineira de Engenharia pode ser acessada clicando aqui.

Sobre a Sociedade Mineira de Engenheiros

Com 86 anos de atividades, a Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) é a entidade de classe mais tradicional do Estado. Formada pela adesão voluntária de engenheiros, arquitetos e agrônomos, tem atuado em defesa dos profissionais, da Engenharia e de um projeto sustentável de desenvolvimento para Minas Gerais e para o país. A SME tem mais de 30.000 profissionais cadastrados, entre os quais aproximadamente 5000 associados.