Aluno de Pós-Graduação em Cibersegurança publica Trabalho de Conclusão de Curso em Revista Científica

O aluno da Pós-Graduação em Cibersegurança e Perícia Forense Computacional do Grupo Unis, Franciscarlos de Ávila Nascimento, teve um artigo científico publicado na Revista de Sistemas e Computação da Universidade Salvador (UNIFACS).

O trabalho que contou com os professores Rodrigo Franklin Frogeri, Liz Áurea Prado, e o aluno Afonso de Paula Feliciano em seu desenvolvimento, aborda o tema: “IP-TAB-LEARNING: sistema de aprendizagem de firewall orientado por redes neurais”.

De acordo com os autores, o objetivo do estudo foi descrever e apresentar um software de aprendizagem de firewall Iptables orientado por redes neurais, capaz de auxiliar estudantes e profissionais em Segurança da Informação a compreender regras de firewall Iptables aplicáveis aos ataques a redes de computadores do tipo força bruta e negação de serviço.

O estudo demonstrou que é possível aplicar técnicas de mineração de textos e algoritmos de aprendizagem de máquina em redes neurais para desenvolver um sistema de aprendizagem de firewall. Observou-se que perguntas realizadas na língua portuguesa foram convertidas em regras internas do firewall Iptables, atendendo ao objetivo estabelecido”, explicou Fransciscarlos.

O Prof. Rodrigo afirma que “a publicação do estudo vai de encontro à abordagem da Pós-Graduação em regime lato-sensu do Unis em alinhar conteúdos teóricos, práticos e o rigor da ciência no desenvolvimento de trabalhos com aplicação prática, mas com reconhecido valor teórico-científico”.

O estudo completo pode ser acessado clicando aqui.