Aluno comenta experiência de intercâmbio na Coreia do Sul

O aluno Rafael Corsini Carvalho, do décimo período de Engenharia Mecânica do Centro Universitário do Sul de Minas, está em Seul, capital da Coreia do Sul, desde o início do segundo semestre do ano passado. O universitário, bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras, ficará no país asiático até o final deste semestre. Rafael estuda na Hanyang University e teve a oportunidade de fazer um estágio na Hyundai. Conheça um pouco mais da rotina e experiências do estudante.

Como está sendo a sua experiência no exterior?
Está sendo uma oportunidade única! Estou conhecendo várias pessoas diferentes, tanto brasileiros quanto coreanos e outros estrangeiros. Seul é uma cidade incrível! É possível ver o antigo e o novo juntos. A todo o momento notamos construções tradicionais ao lado de prédios enormes e modernos. A cidade possui uma ótima estrutura de metrô, que facilita o acesso a todos os bairros da capital com conforto e economia.

Comente sobre o aprendizado na universidade.
Todas as universidades vinculadas ao programa [Ciência sem Fronteiras] na Coreia do Sul oferecem matérias em inglês, visto que todas passam por um processo de internacionalização e recebem alunos de vários países. Na universidade eu tenho a liberdade de escolher as matérias que quero estudar, dentro dos departamentos de engenharia. No último semestre, cursei quatro matérias, todas do departamento de engenharia mecânica.

Você encontrou dificuldades para se adaptar ao idioma?
É possível viver na Coreia do Sul apenas falando inglês, mas nem todo o sul-coreano fala o idioma. Em bairros mais tradicionais, em que pessoas mais velhas residem, é difícil encontrar alguém que domine o idioma, apenas frases básicas. Mas algo que me surpreendeu, foi que na universidade, os coreanos não possuem um nível bom de inglês, mesmo cursando matérias neste idioma. Geralmente os que dominam a língua são os que já viveram fora do país.

Fale sobre oportunidade de estágio na Hyundai.
No mês de janeiro realizei um estágio na Hyundai Mobis, companhia do grupo Hyundai Motor Group que produz os componentes para os carros como sistema de som, lanterna, chassis, entre outros. Integrei o departamento de CAE (Computational Aided Engineering), onde deveria desenvolver um projeto com o suporte dos membros do time e apresentar os resultados ao fim do estagio. Meu projeto foi a simulação de um farol de carro com diferentes lâmpadas e gerar uma análise térmica para analisar a distribuição de calor ao longo do refletor do farol. Foi uma experiência enriquecedora! Durante o estágio tive que aprender o básico dos softwares utilizados para completar o projeto.

Pretende retornar ao Brasil ou deve continuar a carreira no exterior?
Tenho que retornar ao Brasil ao final do intercâmbio, pois é um dos requisitos do programa, e permanecer ai, o mesmo tempo que passei aqui.