Alunas de Pedagogia participam de trabalho cocriativo em parceria com o Sebrae Varginha

A turma do sexto período do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas participou no dia 10 de setembro, de uma oficina de trabalho cocriativo, que utiliza a metodologia do Design Sprint, realizada no Sebrae Varginha.

A atividade faz parte de uma das etapas do Projeto Interdisciplinar de Curso (PIC), que apresenta uma proposta fundamentada na integração curricular das disciplinas do curso, por meio do desenvolvimento de projetos. Os projetos são propostas de ensino ativo que se baseiam na problematização de temas atuais, aproximando os futuros graduandos, o mais próximo possível da vida real, em situações que irão enfrentar quando estiverem no mercado de trabalho.

De acordo com Arrisson Nogueira, Gestor do Sebrae Varginha, que aplicou a metodologia com a turma, o Design Sprint é uma ferramenta que busca resolver problemas com agilidade. “Sprints são corridas de alta velocidade em curtos períodos de tempo. Na gestão de projetos são marcos predefinidos e de curta duração, com objetivos claros e artefatos a serem entregues”, explicou.

Tendo como requisito a agilidade na prototipação das ideias, os times executam o trabalho e procuram transformar uma ideia em um protótipo funcional. É importante que tenham o desafio bem definido, ou seja, qual o problema a ser enfrentado. Quanto mais informações, melhor. Vale lembrar que neste caso um problema pode ser uma grande oportunidade de negócio. É o empreendedorismo educacional oportunizando aos graduandos de Pedagogia possibilidades de perceberem outros mercados de trabalho na educação.

Após entender e definir bem o problema passa-se para o desenvolvimento das ideias. E colhendo as melhores sugestões, é hora de decidir qual delas será prototipada. A partir desta etapa, nas aulas do PIC, os alunos darão sequência na materialização das ideias em um produto real, algo que possa ser testado.

A professora Vânia Flores, orientadora do PIC no período está muito motivada com o desenvolvimento do trabalho pela turma e acredita que colherão bons frutos com este investimento. “A metodologia evidencia seu potencial para a prática pedagógica no Ensino Superior, validando o trabalho com metodologias ativas, que problematizam a realidade vivenciada pelos graduandos, levando-os a refletir sobre ela, a aprofundar os estudos e a produzir soluções inovadoras para os desafios da futura profissão, além de abrir as portas para um mercado educacional empreendedor”, concluiu.