Alunas de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis realizam projeto que incentiva brincadeiras ao ar livre

Durante as aulas do curso de Pedagogia da Faculdade Victor Hugo/Unis, a Profa. Bethânia Nascimento Rezende propôs às estudantes que juntas elaborassem um projeto de valorização do brincar ao ar livre. Vários projetos foram apresentados pelos grupos e as melhores ideias foram compiladas em uma roda de discussão durante a aula, onde nasceu o projeto coletivo.

No dia 26 de maio foi realizada a culminância do projeto “Aprender brincando com a Pedagogia”. Assim como a Aliança pela Infância, o objetivo foi mobilizar coletivamente e inspirar a sociedade a voltar seu olhar sobre a importância de permitir que as crianças sejam crianças. Por isto foi pensando em realizar brincadeiras, cirandas e atividades lúdicas na praça da cidade de São Lourenço, como forma de valorização da Infância.

O projeto me fez sentir ainda mais orgulho da profissão que escolhi, foi uma experiência incrível. Todo o aprendizado de sala de aula foi reafirmado nesse dia, pois na prática tudo faz mais sentido. O melhor de tudo foi o prazer em ver o encantamento, a alegria e o brilho nos olhos das crianças. Gratidão por essa oportunidade”, ressaltou a aluna Joelma Alves do sexto período do curso.

Com as equipes bem planejadas e seguindo as ações previstas no projeto, as estudantes de Pedagogia criaram um ambiente lúdico e cheio de possibilidades, que naturalmente atraiu dezenas de crianças para brincar livremente e fazerem suas escolhas: pular cordas, fazer bolas de sabão, brincar de roda ou jogar boliche.

O Projeto foi lindo! Uma grande oportunidade para nós estudantes do curso, e para as crianças brincarem ao ar livre resgatando brincadeiras tradicionais. Foi uma manhã mágica que a professora Bethânia Rezende nos proporcionou. Fica a expectativa de novas oportunidades e experiências como essa”, comentou Letícia Arantes aluna do quinto período do curso.

O brincar precisa ser colocado como uma ação importante e deve ser valorizada por todos: escolas, familiares, comunidades e instituições que são responsáveis por crianças. Este projeto foi a oportunidade de colocar estas ações em foco, reconhecendo o quanto a crianças cresce, aprende e se desenvolve quando brinca.

Participar do projeto foi inspirador e gratificante durante a realização do projeto ficou notável como todos que ali estavam ficaram realizados em ver o projeto em ação e despertou a vontade de continuar a realizar projetos assim que trazem aprendizado mostrando o quanto é importante um bom planejamento e dedicação de todos os envolvidos para a execução de um projeto”, concluiu Ana Paula Andrade Carvalho aluna do sétimo período.