Alunas de Nutrição realizam atividade com participantes do Projeto Cultural Dom

Durante os meses de maio e junho, alunas de Nutrição realizaram um projeto nutricional na atenção básica a adolescentes. As estudantes Bruna Santos, Bruna Siqueira, Cyntia Silva, Larissa Oliveira, Larissa Petrin, Laura Sayonara e Paula Alves desempenharam atividades lúdicas de Educação Nutricional para 54 participantes do Projeto Cultural Dom, na comunidade Mont Serrat, em Varginha.

O objetivo do projeto foi identificar os hábitos alimentares dos adolescentes e exercer a devida intervenção nutricional que possa melhorar a qualidade da alimentação dos adolescentes. Primeiramente foram aplicados questionários relacionados aos seguintes assuntos: escolha certa do alimento, importância da atividade física, qualidade na produção de refeição, vigilância sanitária dos alimentos. Em seguida foi proferida uma palestra com o tema: “Alimentação e Qualidade de Vida”. Por final foi realizada uma atividade lúdica com pirâmide dos alimentos.

A adolescência é um período crítico para o desenvolvimento da obesidade e de outras doenças crônica, particularmente devido à predominância de atividades de lazer sedentárias e práticas alimentares inadequadas. Dessa forma, propostas de promoção da saúde e prevenção de doenças devem ter como um dos focos a educação nutricional de adolescentes na Atenção Básica.

A atividade foi positiva com boa participação dos alunos. A atividade possibilitou o diagnóstico do hábito alimentar dos adolescentes, favorecendo uma atuação mais assertiva dos profissionais que atuam diariamente com esses adolescentes”, concluiu a Coordenadora do curso, Profa. Erika Pereira.