Alunas de Nutrição participam da 1ª Plenária de Saúde em Varginha

No dia 22 de agosto as alunas do sexto período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas participaram da 1ª Plenária de Saúde, realizada no Theatro Capitólio, em Varginha.

De acordo com a Coordenadora do curso, Profa. Ma. Érika Pereira, essa atividade é importante, pois permite que as alunas vivenciem na prática a participação popular no SUS. “A plenária de Saúde é um espaço de construção coletiva do Plano Municipal de Saúde, é considerada uma importante ferramenta para a participação popular no SUS. A participação das alunas na plenária veio contribuir com a formação técnica através das palestras sobre o cenário atual da saúde pública brasileira, além das apresentações das propostas dos diferentes setores da saúde no município e por fim os participantes podem contribuir de forma direta fazendo proposta de ações a serem levadas para o plano municipal de saúde e assim direcionar a implantação da política municipal de saúde pelo poder executivo, contribuindo assim para a formação cidadã dos alunos”, comentou.

Durante o evento foram realizadas três palestras: “Financiamento do SUS”, ministrada pelo Presidente do Conselho de Secretários de Saúde de Minas Gerais (COSEMS-MG), Eduardo Gonçalves; “Conjuntura Nacional”, ministrada pelo Secretário Municipal de Saúde de Santana da Vargem, e vice-presidente do COSEMS-MG, Hemógenes Vaneli; e “Participação Social – Conselho Estadual de Saúde”, ministrada pelo moderador do evento, Demétrio Junqueira Figueiredo. As palestras foram intercaladas por momentos de debates entre os participantes.

Ao final do evento foi aberto um espaço para discussão e votação das propostas que irão compor o Plano Municipal de Saúde entre os anos de 2018 e 2021.