Alunas de Nutrição orientam população quanto à alimentação saudável para diabéticos

Alunas do oitavo período do curso de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas conversaram com a comunidade presente no PSF do bairro Mont Serrat, em Varginha, a respeito da alimentação saudável para os casos de diabetes.

A Diabetes é uma doença crônica multifatorial, cujo tratamento depende da conjugação de três fatores: alimentação, atividade física e medicação. Em geral, a alimentação dos diabéticos deve ser tão equilibrada, variada e completa como a alimentação de qualquer indivíduo saudável.

Toda a pessoa com diabetes deve ter um plano alimentar individualizado, adaptado às suas condições de vida e equilibrado, quer em quantidade, quer em qualidade, em função do seu peso de referência, sexo e idade.

O objetivo do acompanhamento nutricional foi evitar ou minimizar as flutuações extremas de glicemia, atingir um perfil lipídico que reduza o risco de doença cardiovascular, contribuir para níveis de pressão arterial normais e ajudar a reduzir a evolução de certas complicações microvasculares, as renais em particular.

O paciente com diabetes deve então optar por uma Alimentação Saudável que lhe permita obter prazer nas suas refeições, sem necessidade de excluir qualquer alimento! Não é necessário passar fome, apenas alimentar-se com o que qualquer pessoa poderia (e deveria) comer.

Ações preventivas sobre doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) a populações de risco aumentam a qualidade de vida dos indivíduos e os estimulam a buscar um tratamento adequado e a se alimentar mais adequadamente, reduzindo assim as complicações que as DCNT’S possam causar.

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos