Alunas de Nutrição oferecem capacitação para agentes de saúde quanto ao atendimento aos pacientes em Terapia Nutricional

Com o objetivo de promover a capacitação dos agentes de saúde para uma boa evolução dos pacientes em terapia nutricional, alunas do sétimo período de Nutrição do Centro Universitário do Sul de Minas tiveram um desafio.

Orientados pela Coordenadora do curso Profa. Ma. Érika Pereira que ministra a disciplina de Terapia Nutricional, as estudantes foram avaliados através da capacidade de resolução de problemas práticos enfrentados nos centros de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios de Varginha, Guapé e Baependi quanto à Terapia Nutricional.

Inicialmente as alunas fizeram visitas técnicas monitoradas, conheceram o serviço de terapia nutricional, entrevistaram nutricionistas, usuários e agentes de saúde, em seguida traçaram o diagnóstico de cada unidade e formularam um projeto que trazia a solução/adequação para melhor atuação da equipe de Terapia Nutricional.

Em cada unidade foi analisado o potencial e pontos de fragilidade individuais. O desenvolvimento do projeto se pautou nos pontos críticos que foram resolvidos através de várias formas: treinamento, orientações, formulação de POP’s, visitas domiciliares com treinamento de cuidadores e outros. Ao final todas as alunas formularam um Protocolo de Terapia Nutricional que foi entregue em cada unidade.